O PET-Agronomia é um dos 842 grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) do Governo Federal. O grupo é formado por estudantes e um docente do curso de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de São João del-Rei, Campus Sete Lagoas.

Universidade Federal de São João del-Rei
Rua Sétimo Moreira Martins, 188 - Bairro Itapoã
Sete Lagoas (MG)

 

 

 

51º Congresso UNE (União Nacional dos Estudantes)

07-05-2011 10:38

 

Entre os dias 15 de julho e 19 de julho, a cidade de Brasília sediará 51º Congresso da UNE (CONUNE).
 

Durante os quatro dias, a entidade espera reunir cerca de 15 mil estudantes, entre delegados (eleitos nas universidades), observadores credenciados, personalidades políticas e convidados, reunidos em torno de uma ampla programação de debates, painéis, plenárias, passeatas, além de diversas atividades culturais.
 

O que é o Congresso da UNE

 

Fórum máximo de debate e deliberação do movimento estudantil, o Congresso da UNE é a maior e mais representativa atividade política da juventude brasileira. Durante os 4 dias, estudantes vindos de todos os Estados brasileiros discutiram os rumos da entidade e do país. 
 

O movimento estudantil é uma rede de entidades civis de caráter público que representam os interesses de uma importante parcela da sociedade. 
 

Na universidade, temos a valiosa oportunidade de transitar numa esfera que pertence não somente ao que é privado e individual, mas que diz respeito à coletividade, àquilo que é, no sentido mais nobre do termo, público. No caso do movimento estudantil, ao se organizar no Centro Acadêmico do seu curso ou no Grêmio da sua escola, o jovem se vê diante de buscar forma s de associação, de disputar idéias para construir consensos. Ele deve, antes de tudo, responsabilizar-se publicamente por seus atos. Dessa forma, o movimento estudantil, constitui-se como ambiente do qual a vida democrática não pode abrir mão. Portanto, quanto mais este espaço se aprimorar, melhor será a vitalidade da democracia e maior será a capacidade dos jovens para reivindicar os seus pontos de vista. Pois se na vida democrática, a participação é princípio fundamental, então nada melhor que os jovens o façam em torno da defesa da Universidade e de sua democratização.
 

 

 http://www.une.org.br/congresso/