O PET Agronomia é um dos 842 grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) do Governo Federal. O grupo é formado por estudantes de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Sete Lagoas e tutorado por um docente do Curso.

Universidade Federal de São João del-Rei
Rua Sétimo Moreira Martins, 188 - Bairro Itapoã
Sete Lagoas (MG)

CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS DE UMA PASTAGEM DE Brachiaria decumbens STAPF CV. BASILISK SOB DOSES DE NITROGÊNIO

06-06-2019 09:01

CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS DE UMA PASTAGEM DE Brachiaria decumbens STAPF CV. BASILISK SOB DOSES DE NITROGÊNIO

 RESUMO: Vários estudos têm demonstrado resposta acentuada das forrageiras tropicais a doses de adubação nitrogenada. Dessa maneira objetivou-se avaliar o perfilhamento, a relação lâmina:colmo, o índice de área foliar e o acúmulo de forragem da Brachiaria decumbens Stapf cv. Basilisk em função de doses de nitrogênio (0, 100, 200 e 400 kg/ha) utilizando uréia parcelada em três aplicações. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado com três repetições. A adubação nitrogenada aumentou o número de perfilhos vivos e mortos, o índice de área foliar e a taxa de acúmulo de forragem do capim-braquiária, devendo assim ser utilizada como opção de manejo. Palavras-chave: índice de área foliar, perfilhamento, relação lâmina:colmo, taxa de acúmulo de forragem

1 Cláudio Manoel Teixeira Vitor2 *, Patrícia Monteiro Costa3 , Severino Delmar Junqueira Villela3 , Fernando de Paula Leonel2 , Caroline Figueiredo Fernandes2 , Gabriela Oliveira Almeida2 1 Recebido para publicação em 10/07/13. Aceito para publicação em 11/06/14. 2 Universidade de São João Del Rey (UFSJ), Campus de Sete Lagoas, Sete Lagoas, MG, Brasil. 3 Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Departamento de Zootecnia, Diamantina, MG, Brasil. 

*Autor correspondente: claudio@ufsj.edu.br 

DOI: http://www.iz.sp.gov.br/pdfsbia/1403618184.pdf