O PET Agronomia é um dos 842 grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) do Governo Federal. O grupo é formado por estudantes de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Sete Lagoas e tutorado por um docente do Curso.

Universidade Federal de São João del-Rei
Rua Sétimo Moreira Martins, 188 - Bairro Itapoã
Sete Lagoas (MG)

Evolução das máquinas agrícolas: TRATORES

25-01-2021 10:19


FONTE: https://www.gazetadopovo.com.br/agronegocio/agricultura/icone-da-mecanizacao-da-agricultura-mundial-completa-100-anos-9xj9pssgoj0xlclp36uq1o748/


O trator se consolidou como uma importante máquina agrícola apenas há 100 anos, antes disso predominava o uso da tração animal.Os tratores foram feitos para substituir os animais, para facilitar o trabalho. O trator era muito semelhante às máquinas movidas a vapor, charrua, usadas na agricultura, que foram muito usadas pelos agricultores americanos e canadenses no século passado.Os tratores surgiram com a necessidade de suprir no campo a mão de obra que foi debandada para as fábricas durante a revolução industrial.  Em 1784, William Murdock construiu um primeiro modelo de motor a vapor em alta pressão. Há relatos do século XIX de tentativas de utilizar um motor a vapor para mover um arado. Em 1850 já havia comercialização de motores a vapor estacionários e portáteis. Já no final do século XIX esse veículo a vapor passou a disputar o mercado agrícola com a tração animal.Até que em 1876, Nikolaus August Otto, registrou a patente do motor a combustão interna, o mesmo chegou à agricultura em 1890. Mas, foi em 1906 que essas máquinas passaram a se chamar trator, quando um dos fabricantes da tecnologia publicou panfletos com a divulgação desse termo, que acabou se consolidando. O nome teve adesão por ser auto explicativo, já que o trator é uma máquina de tracionar.  

A fabricação de tratores atingiu seu auge em 1913, quando dez mil tratores foram fabricados. O primeiro trator a gasolina foi construído em 1892 na indústria de Froelich, nos Estados Unidos (Fig. 1.). Por volta de 1920,após permanecer o mesmo trator durante duas décadas, foram incorporados avanços técnicos como o modelo Fordson. Entre 1920 a 1940 foram lançadas outras novidades, o Jonh Deere introduziu o modelo "D" com custo menor que o Fordson.

FONTE: A história do trator e suas principais aplicações, CGF Seguros.

HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA MECANIZAÇÃO CARPANEZZI, Leonardo1 LEARDINI, Olivia1 SILVA, Cheusley Gustavo Crezi1 ZANARDI, Rogério2.