O PET Agronomia é um dos 842 grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) do Governo Federal. O grupo é formado por estudantes de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Sete Lagoas e tutorado por um docente do Curso.

Universidade Federal de São João del-Rei
Rua Sétimo Moreira Martins, 188 - Bairro Itapoã
Sete Lagoas (MG)

História da Embrapa MILHO e SORGO

15-02-2021 13:35


Fonte: História - Portal Embrapa


Situada na rodovia MG 424, km 45 em Sete Lagoas a Emprapa milho e sorgo é uma das principais parceiras da Universidade Federal de São João del-Rei campus Sete Lagoas. Está instalada desde 1975 em um espaço já antes utilizado por outras instituições públicas ligadas à pesquisa agropecuária. As primeiras atividades ligadas a esse setor nessa área datam-se de 1907.

Em  1941, quando as atividades de pesquisa agropecuária passam da esfera estadual para a federal, trabalhos bem sucedidos com melhoramento de algodão e milho, adubação orgânica e com a utilização de bactérias fixadoras de nitrogênio antecederam a implantação do IAO, um dos órgãos que dariam origem à Embrapa Milho e Sorgo. Em 1966, com mais recursos para a pesquisa, criou-se o Ipeaco, época marcada pela grande expansão da pesquisa.

 Em 14 de fevereiro de 1976 ocorreção a instalação definitiva da Embrapa nesse local, ato presidido na época pelo então ministro da Agricultura Alysson Paolinelli.

O período inicial foi marcado pela implantação de sistemas de produção e pacotes tecnológicos para todas as regiões brasileiras. Na década de 1980, com a ampliação da fronteira agrícola em direção ao Cerrado, a Embrapa Milho e Sorgo teve papel importante no desenvolvimento de híbridos de milho competitivos no mercado, o que resultou em aumento de produtividade e atendimento à crescente demanda de alimentos.

 Já no final dos anos 90, com cerca de 12 milhões de hectares do Cerrado incorporados ao sistema produtivo, a Unidade deu ênfase ao desenvolvimento de cultivares de milho tolerantes à acidez do solo, à consolidação da cultura do sorgo como alternativa para o abastecimento de grãos e ao desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, como as barraginhas e o sistema integração lavoura-pecuária.

 Atualmente, a Embrapa Milho e Sorgo lida com o que há de mais moderno em tecnologia agropecuária. Os desafios são a promoção do equilíbrio entre o desenvolvimento da agricultura e a conservação do meio ambiente; a agregação de informações aos recursos genéticos; a integração sustentável da agricultura familiar ao mercado; a redução de riscos e o aumento da precisão; a agregação de qualidade e valor aos produtos, processos e tecnologias desenvolvidos; e a organização e aceleração dos processos de informação e decisão.


Fonte: História - Portal Embrapa