O PET Agronomia é um dos 842 grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) do Governo Federal. O grupo é formado por estudantes de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Sete Lagoas e tutorado por um docente do Curso.

Universidade Federal de São João del-Rei
Rua Sétimo Moreira Martins, 188 - Bairro Itapoã
Sete Lagoas (MG)

História da Lichia

26-07-2021 10:34

A lichia (Litchi chinensis Sonn) é uma árvore da família Sapindaceae, é uma fruta tropical e subtropical de cor vermelha, polpa branca e sabor adocicado. Apresenta grande importância econômica pois é utilizada na fabricação de doces, geleis, sorvetes e compotas.

Atualmente a lichia é cultivada em todo o mundo, mas sua descrição já vem sendo datada de 1500 antes de Cristo pelo povo Malaio, e já está há milhares de anos na cultura chinesa. A árvore é originária da China e é muito popular nos países do sudeste asiático, a maior parte das plantações no país foram criadas somente depois de 1995 em regiões montanhosas e irrigadas. Atualmente a China é o maior produtor mundial, seguido por Taiwan, Tailândia, Índia, Madagascar e África do Sul.

No Brasil a Lichia é considerada uma fruta exótica e tem como maior destino o mercado “in natura”. A planta foi introduzida no nosso país em 1810 no Rio de Janeiro e só começou a ser comercializada em 1970. Nessa época, Ikuto Maeda se destacou como produtor de lichia, no município de Bastos, no estado de São Paulo. O estado, inclusive, é o maior produtor da fruta. Existe uma pequena parcela de produção sendo feita em Minas Gerais, na Bahia e no Paraná. Contudo, nos últimos anos, vem ocorrendo uma praga nessas plantações, causada pelo ácaro Aceria litchii, o que vem diminuindo consideravelmente a produção dessa fruta por aqui. Essa praga foi constatada pela primeira vez no Brasil em 2008.

Fontes: Sebrae (https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-cultivo-e-o-mercado-da-lichia,928a9e665b182410VgnVCM100000b272010aRCRD) e Mundo Ecologia (https://www.mundoecologia.com.br/plantas/origem-da-lichia-historia-da-fruta-e-fotos/)