O PET-Agronomia é um dos 842 grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) do Governo Federal. O grupo é formado por estudantes e um docente do curso de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de São João del-Rei, Campus Sete Lagoas.

Universidade Federal de São João del-Rei
Rua Sétimo Moreira Martins, 188 - Bairro Itapoã
Sete Lagoas (MG)

Histórico da mandioca no Brasil

08-03-2021 18:21


Fonte: 21-raiz-nao-pubada-minas-gerais-tiago-queiroz-2.jpg (1920×1280) (estadao.com.br)

De nome científico  Manihot esculenta Crantz, ela obteve muitos nomes populares que variam de acordo com a região do país, como : Mandioca, macaxeira, aipim, castelinha e uaipi. 

A mandioca é originaria da América do Sul, tendo como seu país de origem o Brasil, constitui um dos principais alimentos energéticos para mais de 700 milhões de pessoas, principalmente nos países em desenvolvimento. É produzida em mais de 100 países e o Brasil ocupa o segundo lugar na produção mundial, ficando atrás apenas da Nigéria,  com 10% da produção global. 

Por aqui, os primeiros relatos de plantio vêm da Amazônia, mas já era conhecida em outras localidades da América do Sul, além da América Central. Fora o Brasil atualmente essa raiz é bastante cultivada em outros continentes, como África e Ásia.

De fácil adaptação, a mandioca é cultivada em todos os estados brasileiros, situando-se entre os oito primeiros produtos agrícolas do país, em termos de área cultivada, e o sexto em valor de produção.

Como se adapta facilmente, a mandioca é produzida em todos os Estados brasileiros, o que lhe confere a oitava colocação entre os principais produtos agrícolas do país, em termos de área cultivada; e o sexto lugar em valor de produção, de acordo com informações da Embrapa Mandioca e Fruticultura.

Outra unidade da estatal, localizada em Amapá (AP), estima que 65% da produção são utilizadas para o consumo humano; 25% para uso industrial, principalmente como amido; e 19% vai para a alimentação animal. As regiões brasileiras que mais produzem mandioca são Sudeste, com destaque para São Paulo; Sul, especialmente em Paraná e Santa Catarina; e Nordeste; além dos Estados de Alagoas, Bahia e Sergipe.

Fonte: Mandioca: o 'Pão do Brasil' faz parte da história da agricultura nacional - Sociedade Nacional de Agricultura (sna.agr.br)

Mandioca - Portal Embrapa