O PET-Agronomia é um dos 842 grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) do Governo Federal. O grupo é formado por estudantes e um docente do curso de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de São João del-Rei, Campus Sete Lagoas.

Universidade Federal de São João del-Rei
Rua Sétimo Moreira Martins, 188 - Bairro Itapoã
Sete Lagoas (MG)

 

 

Poda de recuperação em tangerineira 'Ponkan' no município de Perdões-MG

19-08-2020 10:53

Autores: Vander Mendonça; José Darlan Ramos; Sebastião Elviro de Araújo Neto; José Carlos Moraes Rufini; Tiago Chaltein Almeida Gontijo; Edney Paulo Carrijo

Resumo:Objetivou-se com esta pesquisa testar o efeito da poda de topo no rebaixamento da copa e poda da parte baixa da planta (saia) na recuperação da tangerineira 'Ponkan' com 12 anos de idade, altura de 5 metros, espaçadas de 6 x 4 m e enxertadas sobre limoeiro 'Cravo'. O experimento foi conduzido na fazenda Vito Crincoli, localizada no município de Perdões, MG. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso, em esquema fatorial 4 x 2, sendo poda do topo (sem poda, poda a 3,0; 2,5 e 2,0m) e poda da saia (sem e com a poda) com quatro repetições. A parcela foi constituída de três plantas. A produção da tangerineira, após o primeiro ano da poda, reduziu-se em função sua intensidade. Os diferentes tipos de poda  não alteraram a qualidade dos frutos.

Termos para indexação: Citrus reticulata Blanco, qualidade, produção.

Para ler mais clique em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542004000200030&lng=pt&tlng=pt