O PET Agronomia é um dos 842 grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) do Governo Federal. O grupo é formado por estudantes de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Sete Lagoas e tutorado por um docente do Curso.

Universidade Federal de São João del-Rei
Rua Sétimo Moreira Martins, 188 - Bairro Itapoã
Sete Lagoas (MG)

Produtividade de Duas Cultivares de Milho Submetidas ao Tratamento de Sementes com Bioestimulantes Fertilizantes Líquidos e Azospirillum s Denize C. Martins1,

20-07-2022 19:09

Iran D. Borges2, José C. Cruz3 & Dea A. Martins Netto3e

rsumo: Objetivou-se verificar o desempenho agronômico da cultura do milho em função do tratamento de sementes com o inoculante Azo Total® composto de Azospirillum sp., com o bioestimulante Stimulate® e com o fertilizante líquido Cellerate® , individualmente e em combinação. O experimento foi conduzido a campo em Sete Lagoas, MG, utilizando-se o delineamento de blocos casualizados com quatro repetições e tratamentos dispostos em esquema fatorial 2x8, sendo duas cultivares de milho (P30F53 e P30F53 YH) e sete tratamentos de sementes mais a testemeunha (T1 = Testemunha; T2 = Azo Total®; T3 = Stimulate®; T4 = Cellerate®; T5 = Azo Total® + Stimulate®; T6 = Azo Total® + Cellerate®; T7 = Stimulate® + Cellerate®; T8 = Azo Total® + Cellerate® + Stimulate®). Para a análise do desempenho agronômico, foram avaliadas as características: altura de planta; altura de espiga; número de espigas; produtividade; diâmetro do colmo; análise foliar; estande final; índice de espiga; e peso de 1.000 grãos. Nas condições de realização deste trabalho, a cultivar P30F53YH proporciona maior produtividade de grãos quando tratada com os produtos Azo Total®, Stimulate® e Cellerate®. Tratamentos de sementes de milho com os produtos comerciais Azo Total®, Stimulate® e Cellerate® não incrementam significativamente a produtividade de grãos. Tratamento de sementes com Azo Total®, Stimulate® e Cellerate® não influenciam os teores foliares de nutrientes em plantas de milho.


Palavras-chave: Zea mays; produtividade; qualidade fisiológica; tratamento de sementes.