O PET Agronomia é um dos 842 grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) do Governo Federal. O grupo é formado por estudantes de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Sete Lagoas e tutorado por um docente do Curso.

Universidade Federal de São João del-Rei
Rua Sétimo Moreira Martins, 188 - Bairro Itapoã
Sete Lagoas (MG)

RESISTÊNCIA DO SOLO À PENETRAÇÃO EM PASTO DE CAPIM-TIFTON 85 SOB IRRIGAÇÃO E ADUBAÇÃO NITROGENADA

01-07-2020 11:53

Autores: Marina Luciana Abreu de Melo, Gabriela Soares Santos Araújo, Eduardo Vieira Guimarães, Bruno Montoani Silva, Samuel Petraccone Caixeta

RESUMO O uso de adubação orgânica, aliado à irrigação de pastagens com gramíneas vigorosas, podem proporcionar condições favoráveis ao desenvolvimento das plantas, refletindo na melhoria da qualidade estrutural do solo. O objetivo deste trabalho foi avaliar a resistência à penetração de um Latossolo Vermelho distrófico argiloso, cultivado com capim-tifton 85 e adubado com diferentes fontes nitrogenadas, sob sistema irrigado e de sequeiro, com a finalidade de averiguar se há manutenção da qualidade física do solo. Os tratamentos corresponderam a diferentes formas de suprimento de N: 400 kg/ha de N, na forma de ureia (T1); 400 kg/ha de N, na forma orgânica via esterco bovino (T2); 400 kg/ha de N, 50% na forma mineral e 50% na forma orgânica, utilizando-se as mesmas fontes (T3) e a testemunha, sem adubação nitrogenada (T4). Avaliou-se a resistência do solo à penetração (RP) até 50 cm de profundidade. A umidade do solo foi determinada nas camadas 0-20, 20-40 e 40-50 cm. Foram feitas análises de correlação de Pearson entre teor de matéria orgânica no solo (MOS) e RP nas camadas 0-5 e 5-10 cm. Não houve diferença significativa entre formas de adubação nitrogenada (p<0,05), observando-se ausência de correlação significativa entre RP e MOS. No entanto, o uso da irrigação favoreceu a compactação do solo. A fonte de N para adubação de capim-tifton 85 indica ser pouco relevante para induzir modificações na RP, porém o regime hídrico foi um fator significativo, mesmo com a capacidade de descompactação biológica do solo atribuída à espécie utilizada. PALAVRAS-CHAVE: compactação do solo, Cynodon sp., regime hídrico.

Ler mais em: http://www.conhecer.org.br/enciclop/2017a/agrar/resistencia%20do%20solo%20a%20penetracao.pdf