O PET Agronomia é um dos 842 grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) do Governo Federal. O grupo é formado por estudantes de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Sete Lagoas e tutorado por um docente do Curso.

Universidade Federal de São João del-Rei
Rua Sétimo Moreira Martins, 188 - Bairro Itapoã
Sete Lagoas (MG)

Técnica Biospeckle Laser para avaliação de danos mecânicos em mangas Tommy

09-03-2022 12:44


Autores: Taize Calvacante Santana, Rodes Angelo Batista da Silva, Héliton Pandorfi, Marcos Vinícius da Silva, Silvestre Rodrigues, Cristiane Guiselini, Sávio Duarte Lopes Cavalcanti, Nicoly Farias Gomes


Resumo: Objetivou-se avaliar a resposta da atividade biológica medida pela técnica Biospeckle Laser aplicada a mangas (Mangifera indica L.) submetidas a danos mecânicos, em diferentes estágios de maturação. Os testes foram realizados duas vezes por semana, durante 21 dias, sendo utilizados 40 frutos de manga da variedade Tommy. O procedimento foi dividido em duas etapas: na primeira etapa, simulou-se o impacto nos frutos; na segunda etapa, foi aplicada a luz laser sobre a área que sofreu impacto, seguido do registro das imagens de todos os frutos. Esses registros foram submetidos a um processamento gráfico, com a finalidade de se obterem mapas de atividade biológica dos frutos. A técnica Biospeckle laser associada à análise de imagem permitiu identificar níveis deatividades biológicas distintas nas mangas, certificando o seu potencial de aplicação como ferramenta de teste não destrutivo, no monitoramento da atividade biológica em amostras de frutos.

Palavras-chave: Análise não destrutiva; Bioatividade; Danos mecânicos; Ótica; Programação; Qualidade.


Para ler mais: https://www.scielo.br/j/bjft/a/L3w45QFdL3RPwMHxDr3kzcR/?lang=en