O PET Agronomia é um dos 842 grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) do Governo Federal. O grupo é formado por estudantes de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Sete Lagoas e tutorado por um docente do Curso.

Universidade Federal de São João del-Rei
Rua Sétimo Moreira Martins, 188 - Bairro Itapoã
Sete Lagoas (MG)

Viabilidade de ganhos indiretos na seleçáo de acessos de aceroleiras

09-02-2022 21:10

Autores: Deniete Soares Magalhães, José Carlos Moraes Rufini, Alejandra Semiramis Albuquerque, Renata Elisa, Martha Cristina Pereira Ramos, Matheus Pena Campos.


Resumo

A massa do fruto e os diâmetros longitudinal e transversal dos fiutos de aceroleira foram mensurados com o objetivo de verificar se a seleção praticada nesses caracteres, mais facilmente mensuráveis, conduz a ganhos indiretos na redução da massa das sementes, no aumento do rendinlento de polpa e na redução dos teores de umidade da polpa. Para obtenção de frutos com maior rendimento em produtividade e maior rendimento de massa de polpa deve-se selecionar primeiramente os acessos com frutos de maior massa e, entre esses, os que produzirem frutos com menor diâmetro transversal, uma vez que a avaliação dessas duas características é mais fácil que a avaliação da massa da polpa.


Para ler mais: https://agrariacad.files.wordpress.com/2018/07/rev-agr-acad-v1-n2-2018-p39-45.pdf