O PET-Agronomia é um dos 842 grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) do Governo Federal. O grupo é formado por estudantes e um docente do curso de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de São João del-Rei, Campus Sete Lagoas.

Universidade Federal de São João del-Rei
Rua Sétimo Moreira Martins, 188 - Bairro Itapoã
Sete Lagoas (MG)

 

 

A história da EMBRAPA

17-08-2020 12:24

Imagem do acervo da EMBRAPA sobre as primeiras unidades 

Por se tratar de uma empresa fundamental no ramo de pesquisa agropecuária a EMBRAPA é um marco na história da agricultura no Brasil. 

O crescimento acelerado da população e sua renda intensificou o crescimento da agricultura na década de 70. Fez-se necessário um maior investimento no ramo das ciências agrárias para conseguir suprir o diferencial entre oferta e demanda de alimentos.  

Nesse momento foi gerado um debate no Ministério da Agricultura sobre a importância do conhecimento cientifico para o desenvolvimento agrícola. Foi desse modo que se percebeu a falta de conhecimento técnico repassado aos agricultores do país. 

Luiz Fernando Cirne, então ministro da agricultura, constituiu um grupo de trabalho para definir objetivos e funções da pesquisa agropecuária, defender seus interesses e propor legislações. 

Em 7 de dezembro de 1972, o então presidente da República, Emílio Garrastazu Médici, sancionou a Lei nº  5.851, que autorizava o Poder Executivo a instituir empresa pública, sob a denominação de Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura. 

Fonte: Memorial EMBRAPA