O PET Agronomia é um dos 842 grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) do Governo Federal. O grupo é formado por estudantes de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Sete Lagoas e tutorado por um docente do Curso.

Universidade Federal de São João del-Rei
Rua Sétimo Moreira Martins, 188 - Bairro Itapoã
Sete Lagoas (MG)

A montagem de novo e o transcriptoma de Pfaffia glomerata revelam o papel da fotoautotrofia e dos genes da família P450 na produção de 20-hidroxiecdisona

25-08-2021 12:21

Autores: Diego Silva Batista, Andréa Dias Koehler, Wagner Campos Otoni.


Resumo: Pfaffia glomerata é uma espécie clinicamente importante porque produz o fitoecdisteróide 20-hidroxiecdisona (20-E). No entanto, não há dados de transcriptoma prontos para uso disponíveis na literatura para esta planta. Aqui, apresentamos o sequenciamento do transcriptoma de novo do RNA de P. glomerataa fim de investigar a produção de 20-E, bem como compreender a via bioquímica de metabólitos secundários nesta espécie não modelo. Em seguida, analisamos o efeito da fotoautotrofia na produção de genes 20-E identificados filogeneticamente, seguido de análise de expressão. Para isso, o RNA mensageiro total (mRNA) de folhas, caules, raízes e flores foi usado para construir bibliotecas de mRNA indexadas. Com base nas pesquisas de similaridade em banco de dados de proteínas não redundantes de plantas, ontologia de genes e grupos ortólogos eucarióticos, 164.439 transcrições foram anotadas. Além disso, foi analisado o efeito da fotoautotrofia em dois genes supostamente envolvidos na via de síntese de 20-E. gene Phantom ( CYP76C ), precursor da rota, apresentou expressão aumentada emPlantas de P. glomerata cultivadas em condições fotoautotróficas. Isto foi acompanhado pelo aumento da produção deste metabólito, indicando um envolvimento putativo na síntese de 20-E. Este trabalho revela que vários genes no transcriptoma de P. glomerata estão relacionados ao metabolismo secundário e estresses, que genes da família P450 participam da rota de biossíntese de 20-E e que plantas cultivadas em condições fotoautotróficas promovem um gene Phantom regulado positivamente e aumentam a produtividade de 20-E. Os dados serão usados ​​para futuras investigações da via de síntese de 20-E em P. glomerata , oferecendo uma melhor compreensão do metabolismo da espécie.


Para ler mais: https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs00709-018-1322-1