O PET Agronomia é um dos 842 grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) do Governo Federal. O grupo é formado por estudantes de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Sete Lagoas e tutorado por um docente do Curso.

Universidade Federal de São João del-Rei
Rua Sétimo Moreira Martins, 188 - Bairro Itapoã
Sete Lagoas (MG)

Aliado da produtividade: saiba como otimizar o uso do fósforo na sua lavoura

27-09-2022 19:26


Em tempos de fertilizantes em alta, o caminho é produzir mais e gastar menos

O fósforo é um macronutriente essencial para o desenvolvimento das plantas, mas os agricultores enfrentam um grande desafio em garantir às lavouras uma boa disponibilidade deste elemento. Os solos brasileiros, no geral, diante de suas características, têm pouca quantidade de fósforo, principalmente na maior área produtiva do país - a região do Cerrado – o que torna necessário fazer a reposição deste nutriente.

É por isso que o manejo nutricional adequado é fator fundamental para garantir bons resultados no campo, nas mais diferentes culturas. A boa notícia é que sim, isso é possível e não será necessário gastar muito.

Pela dinâmica química dos solos do Brasil, grande parte do fósforo fica indisponível às plantas. Isso devido ao tipo de argila presente, à falta de uma correção adequada do solo - o que faz com que o pH não atinja o nível ideal – e também à presença de alguns elementos em níveis elevados como o ferro, alumínio e cálcio, além dos baixos teores de matéria orgânica.

O problema é que, infelizmente, é praticamente impossível garantir boas produtividades sem uma boa quantidade de fósforo para as lavouras. Afinal este nutriente faz parte de todos os processos energéticos das plantas, permitindo que se desenvolvam de forma plena, desde a germinação até a colheita. O fósforo permite que a planta expresse toda sua capacidade produtiva.

Leia mais em: https://www.google.com/amp/s/g1.globo.com/google/amp/mg/triangulo-mineiro/especial-publicitario/satis/vida-agro-satis/noticia/2022/09/26/aliado-da-produtividade-saiba-como-otimizar-o-uso-do-fosforo-na-sua-lavoura.ghtml