O PET Agronomia é um dos 842 grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) do Governo Federal. O grupo é formado por estudantes de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Sete Lagoas e tutorado por um docente do Curso.

Universidade Federal de São João del-Rei
Rua Sétimo Moreira Martins, 188 - Bairro Itapoã
Sete Lagoas (MG)

História da Epamig

01-03-2021 14:44


Fonte: » HISTÓRIA (epamig.br)

Sendo uma forte parceira da Universidade Federal de São João del-Rei campus Sete Lagoas a  Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) é uma empresa pública com a finalidade de desenvolver pesquisas e experimentações relacionadas direta e indiretamente com a agropecuária e com o objetivo de constituir-se no principal instrumento de execução das atividades de pesquisa agropecuária no Estado de Minas Gerais. Sua demanda deu-se pelo Programa Integrado de Pesquisas Agropecuárias do estado de Minas Gerais - PIPAEMG que foi a primeira iniciativa de integrar e coordenar as instituições de pesquisa agropecuária do Estado. 

 

Em 1973, a partir da base de integração realizada pelo PIPAEMG, foi criada  a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e o Sistema Cooperativo de Pesquisa Agropecuária (SCPA).

 A partir daí teve-se uma demanda de criar-se uma base institucional para coordenar a pesquisa agropecuária em Minas Gerais, decidindo-se pela criação Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - EPAMIG. 

 

Em 8 de maio de 1974 a EPAMIG foi constituída como empresa pública (Lei nº 6.310) e mediante o convênio  celebrado entre o Governo do Estado, Ministério da Agricultura e Embrapa, a EPAMIG recebeu, em 06 de agosto de 1974, a atribuição de executar administrar e coordenar a pesquisa agropecuária no âmbito do estado de Minas Gerais.

 


Fonte: » HISTÓRIA (epamig.br)