O PET Agronomia é um dos 842 grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) do Governo Federal. O grupo é formado por estudantes de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Sete Lagoas e tutorado por um docente do Curso.

Universidade Federal de São João del-Rei
Rua Sétimo Moreira Martins, 188 - Bairro Itapoã
Sete Lagoas (MG)

História do Limão-taiti

12-07-2021 18:35


O limão-taiti é um fruto de origem tropical e se trata na verdade de uma lima ácida, e teve sua exploração econômica iniciada de forma relativamente recente. 

Se tronou mais conhecido por volta de 1875, quando começou a ser cultivado na Califórnia (EUA). Embora o centro de origem exato seja desconhecido, admite-se que seja proveniente de sementes de frutos cítricos importados do Tahiti, daí a origem do nome. É uma das frutas mais usadas no mundo e tem inúmeras propriedades e aplicações. 

No Brasil, o 'Tahiti' é uma das espécies cítricas de maior importância comercial, estimando-se que sua área plantada atualmente ultrapasse 30 mil hectares. A produção teve um grande impulso a partir da década de 70 graças ao trabalho da pesquisa, assistência técnica e crédito agrícola que, de forma integrada, estimulou a expansão da área cultivada.

 O estado de São Paulo é o primeiro produtor nacional, contribuindo com quase 70% do total. É uma planta de porte médio a grande, vigorosa e quase sem espinhos. A folhagem é verde densa, com folhas de tamanho médio 

Fonte: Embrapa Mandioca e Fruticultura