O PET Agronomia é um dos 842 grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) do Governo Federal. O grupo é formado por estudantes de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Sete Lagoas e tutorado por um docente do Curso.

Universidade Federal de São João del-Rei
Rua Sétimo Moreira Martins, 188 - Bairro Itapoã
Sete Lagoas (MG)

História do SENAR e SENAR MINAS

10-05-2021 15:41

Criado pela lei 8.315 de 23 de dezembro de 1991 o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR, é uma Instituição de direito privado, paraestatal mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA e dirigida por um Conselho Deliberativo, de composição tripartite e paritária, composto por representantes do governo, da classe patronal rural e da classe trabalhadora, com igual número de conselheiros.

Vale lembrar, o intenso trabalho desenvolvido por Fábio Meirelles na Assembléia Constituinte de 1988, como representante da então Confederação Nacional da Agricultura, hoje Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA, somado ao esforço de outras lideranças, obtendo-se a conquista de nossa legislação prever um órgão dedicado à formação profissional e promoção social do homem do campo, administrado pela iniciativa privada.

Com administrações regionais em cada Estado da Federação, ao SENAR cabe organizar, administrar e executar a Formação Profissional Rural e a Promoção Social, por meio de processos educativos vinculados à realidade do meio rural, visando propiciar ao homem do campo o seu desenvolvimento integral, como cidadão e como trabalhador, dando-lhe uma perspectiva de crescimento e bem-estar social, objetivando o melhor desempenho nas ocupações rurais e a oferta de novas oportunidades para o ingresso no mercado de trabalho, atual e futuro.

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Administração Regional de Minas Gerais)  teve sua criação no dia 7 de abril de 1993, e é uma entidade privada, vinculada à FAEMG - Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais.  É responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares. Anualmente capacita cerca de 200 mil pessoas nas mais diversas áreas.
  
A estrutura do SENAR MINAS é composta pelo Conselho Administrativo, Conselho Fiscal e Superintendência Executiva, que funciona em Belo Horizonte. A entidade tem escritórios regionais localizados em Uberaba, Montes Claros, Lavras, Governador Valadares, Viçosa, Sete Lagoas, Juiz de Fora, Patos de Minas, Passos e Araçuaí.

 

Fonte: https://www.faespsenar.com.br/senar-historia-senar

http://www.sistemafaemg.org.br/senar/o-que-e-o-senar