O PET Agronomia é um dos 842 grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) do Governo Federal. O grupo é formado por estudantes de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Sete Lagoas e tutorado por um docente do Curso.

Universidade Federal de São João del-Rei
Rua Sétimo Moreira Martins, 188 - Bairro Itapoã
Sete Lagoas (MG)

Histórico da Agricultura Irrigada no Brasil

21-09-2020 10:14

Pivô Central: Conheça as vantagens de seu uso na Irrigação

Praticada desde as antigas civilizações que se desenvolveram em regiões secas, a irrigação em larga escala é, entretanto, prática recente em regiões de características físico-climáticas mais favoráveis para o desenvolvimento da agricultura de sequeiro, ou seja, onde a quantidade e a distribuição espacial e temporal das chuvas são capazes de suprir a necessidade hídrica das culturas. 

 No Brasil, a irrigação teve início entre o fim do século XIX e o início do século XX nas lavouras de arroz do Rio Grande do Sul, sendo um importante polo de irrigação desde então. O início da operação do reservatório Cadro em 1903, cuja construção foi iniciada em 1881, foi um importante marco desse processo. Registra-se também a ocorrência de iniciativas pontuais de irrigação no Semiárido nessa fase inicial, em especial com a construção de açudes públicos de usos múltiplos. 

 A irrigação se intensificou no Brasil a partir das décadas de 1970 e 1980, devido à expansão da agricultura para regiões de características físico-climáticas menos favoráveis, aos benefícios observados na prática e às importantes iniciativas governamentais de incentivo ao desenvolvimento agrícola.  

Fonte: Atlas Irrigação – Uso da Água na Agricultura Irrigada (Agência Nacional de Águas).