O PET Agronomia é um dos 842 grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) do Governo Federal. O grupo é formado por estudantes de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Sete Lagoas e tutorado por um docente do Curso.

Universidade Federal de São João del-Rei
Rua Sétimo Moreira Martins, 188 - Bairro Itapoã
Sete Lagoas (MG)

Histórico da manga

06-09-2021 13:04

De nome científico Mangifera indica L., a manga é uma das frutas mais procuradas no mundo. Essa procura tem aumentado muito nos mercados e a fruta vem alcançando preços compensadores. Mas, para que se tenha êxito na sua cultura, é preciso adotar práticas de cultivo adequadas, de modo que o produto atenda às exigências do mercado consumidor. É essencial que a fruta tenha boa qualidade e o custo de sua produção seja competitiva.

As mangueiras são originárias do continente Asiático, mas atualmente são plantadas em todo o mundo. Há relatos de cultivo de manga na África do século X. No século XIV, o grande viajante e estudioso do norte da África Ibn Battuta escreveu sobre as mangueiras que viu crescendo em Mogadíscio, capital da Somália.

No século XV o comércio e procura por especiarias levou diversas nações europeias a fixarem colônias no sudeste asiático.

Os portugueses e espanhóis se encantaram pela manga, e no século XVII a fruta encontrou seu caminho para as colônias na América.

Atualmente, as mangas são comuns em todo o Caribe, no Brasil e até nos cantos mais quentes das nações andinas como o Peru.

A Espanha é o único país europeu que cultiva mangas - na região de Málaga, aquela mais distante dos ventos frios.

A manga tem sido cultivada há muitos séculos e atualmente é uma cultura importante em regiões tropicais em toda a América do Sul, Havaí, América Central, Ásia, Caribe e África. Agricultores de manga geralmente praticam enxertia para garantir a produção de frutas.

Atualmente é maior produtor mundial é a Índia, com mais de 18 milhões de toneladas, o que representa aproximadamente 50% da oferta global de manga, seguido por China, Tailândia e México.

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-45492345#:~:text=As%20mangueiras%20cresceram%20primeiro%20na,que%20viu%20crescendo%20em%20Mogad%C3%ADscio.