O PET Agronomia é um dos 842 grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) do Governo Federal. O grupo é formado por estudantes de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Sete Lagoas e tutorado por um docente do Curso.

Universidade Federal de São João del-Rei
Rua Sétimo Moreira Martins, 188 - Bairro Itapoã
Sete Lagoas (MG)

Histórico da Soja no Brasil

05-10-2020 10:08

Como a principal cultura do agronegócio brasileiro, a soja tornou-se uma grande importância econômica para o Brasil. Acredita-se que seu local de origem seja na Manchúria, uma região no nordeste da China. Sendo introduzida na Europa no século XVII, na América do Norte em 1890 e em 1940 na América do Sul. No Brasil, a primeira referência tem data de  1882, na Bahia. As cultivares introduzidas dos Estados Unidos não tiveram boa adaptação na região nordeste do país e por volta de 1891 novas cultivares plantadas em Campinas apresentaram uma melhor adequação.

Entretanto, de forma oficial a introdução da cultura no Brasil e os primeiros plantios comerciais só começaram em 1924 na região sul do país. Na década de 70 houve uma grande expansão da cultura, gerando recordes de produção. Esse avanço se deu devido a programas de melhoramento genético, que resultaram nas cultivares brasileiras originadas de cruzamentos entre materiais do sul do país e dos Estados Unidos, levando a uma “tropicalização” da soja, permitindo o plantio do grão com sucesso em baixas latitudes

Atualmente o Brasil se posiciona entre os maiores produtores de soja mundiais, possuindo, ainda, o maior potencial de expansão em área cultivada. Apesar disso, o consumo da soja no território brasileiro é ainda pouco explorado por simplesmente não fazer parte dos hábitos alimentares da população.

Fonte: Embrapa Soja - Origem e História - José Marcos Gontijo Mandarino