O PET Agronomia é um dos 842 grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) do Governo Federal. O grupo é formado por estudantes de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Sete Lagoas e tutorado por um docente do Curso.

Universidade Federal de São João del-Rei
Rua Sétimo Moreira Martins, 188 - Bairro Itapoã
Sete Lagoas (MG)

Histórico do cultivo do arroz

07-06-2021 21:30


Considerado como um dos alimentos mais importantes para a alimentação humana pela Organização Mundial de Alimentação e Agricultura (FAO). O arroz tem tem papel fundamental nçao só na luta contra a fome, mas também para a geração de emprego e renda a milhões de pessoas.

Historiadores e cientistas relatam que o arroz já era cultivado por volta do ano 3.000 a.C., tendo como origens o sudeste da Ásia (espécie Oryza rufipogon) e a África Ocidental (Oryza barthii). 

A espécie Oryza glaberrima  se originou na África há mais de 3 mil anos, num local onde se situa atualmente a costa da Guiné. Essa espécie é caracterizada pela sua casca vermelha e tamanho pequeno dos grãos, são macios e quebradiços. Foi domesticado por volta de 1500 a.C. e foi substituído pelo arroz asiático trazido por mercadores árabes na Era Cristã. 

A espécie Oryza sativa surgiu na Ásia e foi disseminada primeiramente na Índia, com diversas variedades cultivadas em terras baixas, até mesmo sem cultivo e de forma natural. Sendo esse, consumido na época em que o homem se alimentava da caça e da pesca. O arroz também era utilizado como oferenda em cerimônias religiosas. Da Índia, o consumo da teria se estendido para a China e a Pérsia, atual Irã, difundindo-se para o sul e leste, passando pelo Arquipélago Malaio e alcançando a Indonésia em torno de 1.500 a.C. No Japão, foi introduzida pelos chineses por volta do ano 100 a.C. Nos países mediterrâneos, o arroz teria se tornado conhecido após ser trazido pelos árabes para região do Delta do Nilo, enquanto na Europa o indicativo é que ele tenha surgido através do contato entre povos da Macedônia e Índia. Coube aos espanhóis a entrada da cultura nas Américas, na América do Norte o arroz teria sido cultivado pela primeira vez em 1694, no estado da Carolina.

Atualmente, cerca de 90% do arroz mundial é produzido e consumido nos países asiáticos.

No Brasil, o arroz foi introduzido pela frota de Pedro Álvares Cabral. No entanto, só passou a ser cultivado após o ano de 1530, na Capitania de São Vicente. Como lavoura comercial, a produção foi iniciada em 1904, em Pelotas no Rio Grande do Sul, e responde, atualmente, por aproximadamente 50% da produção nacional.
O Brasil também se destaca por sua participação importante no fornecimento do produto, tanto ao mercado interno quanto ao externo. 


Fonte: https://www.agrolink.com.br/culturas/arroz/informacoes/historico_361591.html