O PET Agronomia é um dos 842 grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) do Governo Federal. O grupo é formado por estudantes de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Sete Lagoas e tutorado por um docente do Curso.

Universidade Federal de São João del-Rei
Rua Sétimo Moreira Martins, 188 - Bairro Itapoã
Sete Lagoas (MG)

O surgimento da Agronomia no Brasil

17-08-2020 12:18

Imperial Instituto Baiano de Agricultura

 

Pode-se dizer que a ciência agronômica teve seu inicio no Brasil como uma resultante da abolição da escravatura. Houve nesse momento a diminuição da produção da cana de açúcar no nordeste e da pecuária no sul, devido à mudança da economia para o sudeste com as lavouras de café.

Diante desse cenário houve uma pressão da elite agrária, prejudicada por esse processo, sobre o governo em busca de soluções para seus produtos agrícolas.

Desta situação, nasceu em 1859 o Imperial Instituto Baiano de Agricultura, com o objetivo de desenvolver uma tecnologia capaz de substituir a mão-de-obra escrava e melhorar a produção das lavouras. No ano de 1875, também na Bahia, foi fundada a primeira escola de Agronomia no Brasil, na comunidade de São Bento das Lages. Esse curso está hoje integrado a Universidade Federal da Bahia, no campus de Cruz das Almas, no interior do estado. A segunda escola foi criada em Pelotas, no Rio Grande do Sul, no ano de 1883, que hoje faz parte da UFPEL. As duas primeiras escolas de Agronomia no Brasil foram criadas, portanto, ainda no governo imperial, vinculadas aos interesses da aristocracia agrária.

Fonte: A agronomia através dos tempos (UNESP)