O PET Agronomia é um dos 842 grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) do Governo Federal. O grupo é formado por estudantes de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Sete Lagoas e tutorado por um docente do Curso.

Universidade Federal de São João del-Rei
Rua Sétimo Moreira Martins, 188 - Bairro Itapoã
Sete Lagoas (MG)

Origem da banana

23-08-2021 20:28


Cultivada em mais de 130 países em todo o mundo a banana é uma das frutas mais conhecidas e um dos alimentos mais populares do mundo, podendo ser consumida fresca, em doces, em pratos salgados e sua biomassa pode ser utilizada em diversas receitas.

Originária do Sudeste Asiático, de regiões da Malásia, Indonésia e Filipinas, onde muitas bananeiras selvagens ainda crescem. Foi levada para a Índia através de viajantes e tem menções datadas de 600 a.C. Alexandre o Grande é citado e recebe créditos pela disseminação dos frutos no ocidente em aproximadamente 300 a.C. A China tinha plantações de banana no século 2 d.C. Elas cresciam apenas na região sul do país, foram consideradas exóticas e não se tornaram populares entre os chineses até o século 20.

Em 1402, com às viagens marítimas, os colonizadores descobriram o sabor e riqueza nutricional do fruto e disseminaram o mesmo para as Américas. Somente no século 19 a banana começou a ser intensamente comercializada no mundo e chegaram à países de climas mais frios, onde era pouco conhecida.

Com as modernas tecnologias em transporte e conservação, a banana se tornou ainda mais importante.

A Índia ganha o primeiro lugar produzindo o maior número de bananas com 27,575,000 toneladas. Ele é seguido pela China com 12,075,238 toneladas. As Filipinas ficam em terceiro lugar com 8,645,749 toneladas de produção. No entanto, a maior parte da produção desses países é destinada ao consumo interno, enquanto que o Equador se destaca neste cenário, pois é responsável por mais de 30% das exportações globais, com uma produção de 7.6 milhões de toneladas.

Sua origem no Brasil é discutida pois existem relatos de que elas já estavam por aqui antes da chegada dos portugueses e, existem relatos de que ela teria sido disseminada pelos mesmos. O país se destaca hoje em dia no cenário internacional como um dos maiores produtores do fruto com mais de 6 milhões de toneladas produzidas.

Fonte: http://geo5.net/origem-da-banana/