O PET Agronomia é um dos 842 grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) do Governo Federal. O grupo é formado por estudantes de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Sete Lagoas e tutorado por um docente do Curso.

Universidade Federal de São João del-Rei
Rua Sétimo Moreira Martins, 188 - Bairro Itapoã
Sete Lagoas (MG)

Origem da Caprinocultura

18-10-2022 17:53

     A origem dos caprinos domésticos, Capra hircus, é asiática. Foi um dos primeiros animais a ser domesticado pelo homem, assim como os ovinos e o cão, há cerca de 12 mil anos, além disso, foi também o primeiro a ser utilizado na produção leiteira. 

    Sua domesticação iniciou-se no sudoeste asiático, provavelmente no Vale do Tigre e Eufrates, local de muitas espécies selvagens, sendo considerado seu ancestral a Capra hircus var. aegragus, conhecida como Bezoar. Desde então se pode acompanhar a presença dos caprinos como um dos animais mais apreciados e utilizados, aparecendo inclusive como uma importante divindade para os egípcios e outros povos do Oriente, além de servir como importante fonte de alimento e vestimenta.

     O efetivo mundial de caprinos segundo estimativas da FAO (2011) é de 715,3 milhões de cabeças, com produção de carne em torno de 3,7 milhões de toneladas e, cerca de 94% destes estão distribuídos em regiões tropicais e em desenvolvimento. Entre as espécies de ruminantes domésticos, a caprina foi a que mais cresceu em países em desenvolvimento, nos últimos anos (FAO, 2011). O caprino foi um dos primeiros animais a ser domesticado, isso ocorreu principalmente por sua versatilidade, rusticidez e for ser um animal de fácil manejo, além do mais é um animal que se adaptou ao clima semiárido. Nota-se que é um dos poucos animais que possui uma facilidade de adaptação em ambientes extremos, ou seja, em ambientes quentes ou frios, mesmo estes sem muitos recursos naturais. O caprino também pode ser usado em vários tipos de culturas, sendo ideais para agricultura sustentável, pois do caprino é possível aproveitar 100% do animal. 

      No Brasil a exploração de caprinos é de elevada importância sócioeconômica para populações rurais, principalmente na região Nordeste. Entretanto, o rebanho apresenta um desempenho produtivo não satisfatório, isso acontece pelo baixo uso de tecnologias, relacionados à alimentação, manejo e sanidade. Apesar da maioria dos criadores ainda utilizar sistemas tradicionais de exploração, em algumas áreas já é expressivo o número de criadores que adota sistemas de produção mais tecnificados, dando à caprinocultura um caráter mais empresarial. 

      Entretanto o desenvolvimento da criação de cabras como atividade produtiva, enfrenta alguns desafios como disponibilidade de dinheiro a ser investido, aspectos sóciosculturais, uma necessidade de aumentar a eficiência na atividade, melhoria nos índices técnicos, além de estudos que melhorem a cadeia produtiva da caprinocultura, para que os produtos possam ser inseridos no âmbito do agronegócio.