O PET Agronomia é um dos 842 grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) do Governo Federal. O grupo é formado por estudantes de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Sete Lagoas e tutorado por um docente do Curso.

Universidade Federal de São João del-Rei
Rua Sétimo Moreira Martins, 188 - Bairro Itapoã
Sete Lagoas (MG)

Origem da Hidroponia

17-08-2021 10:52


Hidroponia se trata do sistema de cultivo onde não se utiliza solo e as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. Nesse sistema as raízes podem estar suspensas em meio liquido ou apoiadas em substrato inerte (areia lavada por exemplo). Desse modo, na prática da Hidroponia podemos utilizar o solo desde que este esteja isento de matérias passíveis de biodecomposição, e de sais minerais, organo-minerais ou orgânicos, passíveis de dissolução e ionização em água.

A palavra hidroponia vem do grego, dos radicais hydro = água e ponos = trabalho. Embora pareça uma técnica moderna e tecnológica a hidroponia é usada desde a antiguidade. Há relatos de centenas de anos antes de Cristo que descrevem o cultivo e crescimento de plantas na água ao longo do Rio Nilo, no Egito. Na China, também cultivavam arroz na água e na antiga Babilônia nos famosos jardins suspensos, que são considerados uma das sete maravilhas do mundo antigo. Mas o termo foi usado pela primeira vez apenas em 1935 Dr. W. F. Gericke da Universidade da Califórnia. Quando se considera que "Gericke é o pai da hidroponia" isso não implica que tenha sido ele que inventou esse cultivo, mas sim trata-se de uma homenagem aos avanços científicos conquistados por ele e por ter pela primeira vez usado o termo hidroponia. Ele adotou esse tipo de sistema de cultivo sem solo para para as condições de campo, de tal forma que se tornou o primeiro passo para viabilizar o cultivo em escala comercial.

A primeira produção em grande quantidade desses alimentos foi durante a Segunda Guerra Mundial. Na época, o exército dos Estados Unidos estabeleceu um sistema de hidroponia por inundação e drenagem em ilhas áridas que existiam nos Oceanos Pacífico e Atlântico. No Japão, muitas hortaliças hidropônicas foram cultivadas em muitos hectares para alimentar o exército. Porém, em circunstâncias normais não era economicamente viável.


Atualmente a pratica está difundida por todo o mundo no cultivo dos mais diversos tipos de vegetais.

Fonte: http://www.ledson.ufla.br/nutricao-e-metabolismo-mineral/hidroponia/