O PET Agronomia é um dos 842 grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) do Governo Federal. O grupo é formado por estudantes de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Sete Lagoas e tutorado por um docente do Curso.

Universidade Federal de São João del-Rei
Rua Sétimo Moreira Martins, 188 - Bairro Itapoã
Sete Lagoas (MG)

Origem da pecuária

13-09-2021 16:40

A Pecuária é uma das mais antigas atividades realizadas pela humanidade e é uma atividade econômica praticada nas áreas rurais e de grande importância para o consumo e o desenvolvimento do ser humano. Ela é voltada diretamente para a criação de animais com fins econômicos e de consumo.

O termo pecuária tem origem no latim e quer dizer "criação de gado". "Pecus" quer dizer "cabeça de gado", essa palavra é também originada do latim "pecúnia" que quer dizer "moeda, dinheiro". À ciência que estuda a criação dos animais dá-se o nome de Zootecnia.

A pecuária em si existe desde o período Neolítico, onde s homens realizavam a atividade de criação e domesticação do gado com interesse apenas de extrair alimento, o homem precisou domesticar o gado para extrair carne e leite.

A origem da pecuária se deu a partir das evoluções da atitude praticada pelos caçadores-coletores que viviam há cerca de 100.000 anos. Esses caçadores-coletores eram pessoas que existiam em uma comunidade em que a maioria ou toda a comida era alcançada por meio da busca pela alimentação. Os mesmos descobriram que além de prender os animais vivos e depois promover o corte, podia-se também usá-los para reprodução dos mesmos.

Os povos nômades tinham o hábito de domesticar seu rebanho e deixavam, dessa forma, de se preocupar somente com a caça e se preocupavam com novas pastagens para o rebanho.

Já na Roma antiga, ainda existia esse interesse de extração de alimento, mas os animais também eram considerados como uma forma de guardar valor e se tornavam bens valiosos.

Criar gado é considerada uma das mais antigas profissões do mundo.

Essa atividade tem como principais produtos: carne - bovina, de aves, etc.; leite, ovos, mel - principais produtos; couro, lã, seda - fibras usadas na indústria de roupas e calçados; ossos e outros. O couro também é bastante usado na indústria de automóveis e mobiliária.

Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/geografia/pecuaria