O PET Agronomia é um dos 842 grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) do Governo Federal. O grupo é formado por estudantes de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Sete Lagoas e tutorado por um docente do Curso.

Universidade Federal de São João del-Rei
Rua Sétimo Moreira Martins, 188 - Bairro Itapoã
Sete Lagoas (MG)

Origem do Quiabo

04-10-2022 12:59

A origem do quiabo não é muito certa, porém alguns historiadores afirmam que este legume provavelmente seja proveniente do continente africano, de onde foi introduzido nas Américas por meio do comércio de escravos.

Atualmente, esta hortaliça é cultivada em quase todas as regiões tropicais e subtropicais do mundo. Além de um razoável teor em vitaminas, o quiabo é boa fonte de cálcio e sais minerais. Nas regiões quentes do Brasil, o quiabeiro pode ser plantado o ano inteiro, de preferência de março a julho, quando os preços são mais compensadores. Nas regiões de inverno mais rigoroso, a época de plantio ocorre de setembro a janeiro.

O período de safra começa em janeiro e se estende até maio e a colheita ocorre entre 60 e 80 dias após o plantio e se prolonga por três meses. Após esse período, a poda a 20 centímetros do chão permite nova brotação e segunda safra, em condições climáticas favoráveis  produtividade normal varia de 15 a 22 toneladas do legume por hectare. As variedades mais cultivadas no Brasil são de origem nacional ou norte-americana. As principais espécies são Chifre de veado – a mais antiga variedade brasileira; Campinas 2 criada pelo Instituto Agronômico e Santa Cruz 47 criada pela Embrapa.

As principais pragas que incidem sobre as plantações de quiabo são lagarta-rosca, pulgão, vaquinha, podridãomole, entre outras. O controle deve ser feito com defensivos agrícolas, além de fazer sempre a rotação de cultura, de preferência com melancia, batata e feijão-vagem, porém, os agrônomos recomendam evitar o plantio de algodão. A doença, conhecida como tombamento ou mela, é causada por fungo e o controle deve ser feito com tratamento das sementes ou pulverização com inseticidas. No entanto, a doença que mais causa problemas ao quiabeiro é a cinza ou oídio. A incidência é maior nas culturas de inverno, quando o mofo ataca as folhas mais velhas e se alastra rapidamente, causando desfolhamento da planta. Nesse caso, o controle é feito com espaçamentos maiores e pulverizações com fungicidas. Há ainda a ocorrência de lagartas, pulgões, nematóides e brocas que podem ser combatidos com a pulverização de inseticidas.

No Brasil, o quiabo não aparece entre as hortaliças de maior importância econômica, mas apesar da abundante gosma que se solta durante o cozimento é bem popular na culinária nacional. Já no estado de São Paulo, a produção está concentrada na região de Araçatuba (56%) e de Campinas (20%).