O PET Agronomia é um dos 842 grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) do Governo Federal. O grupo é formado por estudantes de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Sete Lagoas e tutorado por um docente do Curso.

Universidade Federal de São João del-Rei
Rua Sétimo Moreira Martins, 188 - Bairro Itapoã
Sete Lagoas (MG)

Revolução Verde

31-08-2020 12:18

É o conjunto de iniciativas tecnológicas que transformou as práticas agrícolas e aumentou significativamente a produção de alimentos no mundo.

Início: Em 1950 no México tendo como seu percursor o Engenheiro agrônomo Norman Borlaug que promoveu o desenvolvimento de técnicas químicas capazes de dar maior resistência no cultivo de milho e trigo, além da otimização da produção.

Os métodos introduzidos por Borlaug foram tão efetivos que em poucos anos o México passou de importador, para exportador de trigo. Incentivando assim outros países subdesenvolvidos, em especial a Índia a adotarem as novas práticas, que rapidamente se popularizaram no resto do mundo.

Esse trabalho rendeu á Norman, em 1970, o prêmio Nobel da Paz pelas consequências humanitárias de seu trabalho.

A expressão foi usada pela primeira vez durante uma conferência em Washington, por Willian Gown.

Apesar de o termo ter surgido somente em 1950 a os avanços tecnológicos na agricultura já podiam ser observados desde o final da Segunda Guerra Mundial.

No Brasil, a modernização da agricultura vem sendo propagada desde meados do século XX com o intuito de aumentar a produção e a produtividade de culturas de interesse internacional mediante a inserção de inovações tecnológicas. Este avanço só foi possível no contexto de uma mudança política por meio do Estado com investimentos em pesquisas científicas, com a criação de órgãos como a EMBRAPA, programas e créditos agrícolas.