O PET Agronomia é um dos 842 grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) do Governo Federal. O grupo é formado por estudantes de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Sete Lagoas e tutorado por um docente do Curso.

Universidade Federal de São João del-Rei
Rua Sétimo Moreira Martins, 188 - Bairro Itapoã
Sete Lagoas (MG)

DIAGNÓSTICO ESPACIAL DOS AGRICULTORES ORGÂNICOS CERTIFICADOS NA ÁREA DE ATUAÇÃO DO CVT-MG GUAYI

24-05-2019 17:52

Diagnóstico espacial dos agricultores orgânicos certificados na área de atuação do CVT-MG Guayi

ARAÚJO, Heliene Macedo1 ; SILVA, Pedro Arthur de Azevedo2 ; HIRSCH, André3 ; FERRAZ, Leila de Castro Louback4 .

Resumo: A intenção deste trabalho é diagnosticar a distribuição geográfica dos agricultores de produção orgânica certificados na área de atuação do projeto CVT - MG/Guayi. Utilizouse a base de dados do Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) constantes no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos, atualizado no mês de março de 2015. Para tal, foi elaborado um mapa através da base cartográfica do Estado de Minas Gerais disponibilizado pelo IBGE (2010), e usando o programa livre Quantum GIS. A análise espacial mostra que apenas cinco municípios, dos 33 que compreendem a área de atuação do projeto, possuem agricultores com certificação, representando 18% do total. Observouse, que a participação em termos de produtores orgânicos que obtêm a certificação, também, é pequena. Para compensar este déficit, serão adotadas diversas estratégias nas ações executadas pelos pesquisadores e extensionistas do CVT / MG-Guayi no intuito de fomentar a expansão da agricultura orgânica e a agroecologia na região de atuação do Projeto, tais como cursos, encontros, palestras, tais como, a 8ª Semana de Integração tecnologica (SIT).

ARAUJO, Heliene Macedo et al. Do Brasil às Minas Gerais: Cenário dos produtores Orgânicos Certificados. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 10, n. 3, may 2016. ISSN 2236-7934. 

Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/18467>