O PET Agronomia é um dos 842 grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) do Governo Federal. O grupo é formado por estudantes de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Sete Lagoas e tutorado por um docente do Curso.

Universidade Federal de São João del-Rei
Rua Sétimo Moreira Martins, 188 - Bairro Itapoã
Sete Lagoas (MG)

Origem do Melão

11-10-2022 16:09

melão (Cucumis melo L.) é o fruto de uma olerícola muito apreciada e de popularidade crescente no Brasil e no mundo, sendo consumido em larga escala na Europa, no Japão e nos Estados Unidos.

Originário da África e da Ásia, o melão é cultivado na Europa e Ásia desde os primórdios da Era Cristã. As primeiras sementes do fruto chegaram às Américas na segunda viagem de Colombo ao Novo Mundo, em 1493. Porém, no Brasil, ele só começou a ser cultivado comercialmente a partir dos anos 1960. Até então, os pés de melão eram plantados no meio de outras lavouras. Era o melão caipira, suculento e perfumado, hoje dificilmente encontrado.

Nos últimos anos, o país deixou de ser importador de melão europeu e passou a exportador. Esse fato deve-se a produção de melão no nordeste brasileiro, onde existem condições climáticas favoráveis a seu cultivo o ano todo, contribuindo para a alta produtividade e qualidade, favorecendo a aparência e o sabor da fruta.

A Região Nordeste é a principal produtora de melão, contribuindo com mais de 90% da produção nacional. No Estado de São paulo, a área plantada em 2006 foi de 110  ha com uma produção de 2415 toneladas de melão correspondendo à produtividade de 22 t/ha.

Existem inúmeras variedades cultivadas em regiões semiáridas de todo o mundo, todas apresentando frutos mais ou menos esféricos, com casca espessa e polpa carnosa e suculenta, com muitas sementes achatadas no centro. A cor e a textura da casca, bem como a cor e o sabor de sua polpa, variam de acordo com o cultivar.

O melão é o fruto produzido pelo meloeiro, planta rasteira que possui características variáveis de acordo com sua espécie e contém grande quantidade de água (cerca de 90%), cálcio, fósforo, ferro, vitaminas do complexo B e ainda A, C e E.